Uma jangada miniatura pode ser um divertido projeto de artesanato que ensina as crianças noções básicas de flutuação.
Jangadas eram originalmente feitas de toras de madeira atadas com cordas para formar uma superfície contínua que flutuam nos rios.
Diminuindo este conceito para baixo para o tamanho do pau de picolé e usando cola em vez de corda, as crianças podem fazer sua própria jangada.
A professora Ana Raquel ( 2º ANO do Ensino Fundamental ) construiu com seus alunos miniaturas de jangadas e toda turma aprendeu sobre flutuação, usou a criatividade e se divertiu muito, aproveitando as poças d'água que a chuva deixou na escola.
Parabéns profª. Ana Raquel !
Isto é construir o conhecimento de forma lúdica e criativa.
Escola Olegário Mariano: Educando para a COOPERAÇÃO!
Instruções
Coisas que você precisa
- Jornal
- Palitos de picolé (16 varas por Jangada)
- Cola à prova d’água
- Esquematizar o jornal sobre a mesa ou outra superfície onde vai ser construída a jangada. O jornal vai absorver o excesso de cola e proteger a mesa, tapete ou outra superfície.
- Esquematizar três palitos paralelos uns aos outros, com os dois paus externos aproximadamente o comprimento de uma vara longe uns dos outros.
- Execute uma pequena pérola de cola ao longo do comprimento de cada vara. Coloque outro pau no topo para formar três varas em camadas duplos. Estas varas farão o apoio para a jangada. Limpe qualquer excesso de cola que os vazamentos entre as varas.
- Execute uma pequena pérola de cola na parte superior das três varas duplos. Coloque um pedaço de pau em cima que é perpendicular a todas as três varas duplos. Duas varas externas devem ser dentro de 1/2 polegada das duas extremidades da vara perpendicular e a vara do meio devem ser no centro da vara perpendicular. Este será o primeiro pente de “prancha”.
- Coloque o resto das varas ao longo do suporte de varas e paralelo para a primeira vara de prancha até termina a parte superior da balsa. Deve demorar cerca de 10 varas para completar a seção de prancha, dependendo de quão próximo você colocar as pranchas e o tamanho exato das varas.
- Deixe a cola secar durante a noite antes de testar a jangada na água.
276
|
Autor do modelo de jangada: Christiane Charrier
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário